Desafio: Foto a Foto

O DESAFIO FOTOGRÁFICO é um concurso com o objetivo central de promover a produção fotográfica entre os universitários, capaz de explorar criativa e originalmente o olhar conceitual do participante.  Em 2011, sua 6ª edição será o Desafio: FOTO a FOTO.  O evento é anual e promovido pelo curso de Comunicação Social da UVV, dando continuidade aoDesafio Fotográfico: 1, 2, 3, Clicando! (2010), ao Desafio Fotográfico: CURTA FOTO (2009), ao Desafio Fotográfico: RECORTES (2008), ao Desafio Fotográfico: 3 minutos e 1 segundo (2007) e ao Desafio Fotográfico: O DESPERTAR PARA NOVOS OLHARES (2006).

Proposta do Desafio: FOTO a FOTO
O concurso propõe a produção de um ENSAIO FOTOGRÁFICO montado em formato de audiovisual. O candidato deverá escolher a sua melhor foto e iniciar seu audiovisual com ela, destacando-a.
Deve ser composto por imagens fotográficas de autoria do(s) candidato(s) unidas ao áudio desejado. Não pode conter imagens de vídeo.

Ensaio Fotográfico é o nome dado a uma série de fotos diferentes umas das outras sobre um tema específico. Em geral, são feitas várias fotografias para escolha das melhores.
O ensaio fotográfico deverá ser entregue junto com texto (de até 05 linhas) explicativo sobre o tema escolhido.

Áudio: o áudio deve ser de autoria do participante, ser liberado pelos autores ou ser de domínio público. Como áudio, podem ser usados: sons ambientes, sons da natureza, narração, música instrumental, até mesmo, nenhum áudio (conforme seu tema).

Categorias:
1) Categoria em PRETO E BRANCO – todas as fotografias apresentadas no audiovisual devem ser em preto e branco.
Mínimo de 20
Produção individual ou dupla.
Tempo de duração : 30 segundos a 02 minutos.

2) Categoria COR – todas as fotografias apresentadas no audiovisual devem ser coloridas.
Mínimo de 20
Produção individual ou dupla.
Tempo de duração : 30 segundos a 02 minutos.

3) Categoria COLETIVO FOTOGRÁFICO – Em cor ou em PB, nessa categoria o audiovisual deverá ser feito em grupo.
Mínimo de 60
Produção em grupo de 03 a 05 alunos.
Tempo de duração: 02 minutos a 04 minutos.

Obs.: As categorias só serão competitivas caso tenham um número mínimo de 07 trabalhos classificados. Caso o número seja inferior a 07 a categoria não será competitiva.  Acontecerá somente uma mostra.

Tema: Livre

Técnica: Podendo ser feito em qualquer suporte de equipamentos fotográfico. Inclusive celular.

Participantes: Alunos matriculados dos cursos da UVV que possuem em sua grade curricular ao menos, uma disciplina de fotografia.
Poderão participar também os egressos do curso de Comunicação Social da UVV.

Número de trabalhos por participante: até 03 trabalhos.

Inscrições:
1       Local de inscrições: Coordenação do curso de Comunicação Social no Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) da UVV(3421-2047).
2       Período de Inscrição: entre os dias 03 de maio a 10 de outubro de 2011.
3       Número de trabalhos inscritos por aluno: cada candidato poderá inscrever até 03 trabalhos.
4       Não há taxa de inscrição.
5       Apresentação da(s) autorização(ões) de uso de imagem(ns) e áudio(s), quando necessários.
6        O ato de inscrição neste concurso implica a aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento.

Critério de Classificação:
1       Atender às determinações prescritas no regulamento.
2       Unir criatividade, autenticidade e originalidade.
3       Apresentar um ensaio fotográfico montado em cd/dvd.
4       Escolher uma fotografia que considerar melhor e representativa para ser a primeira a ser exibida no audiovisual e que abra o trabalho.
5       Serão desclassificados os ensaios fotográficos montados em formato de audiovisual que não respeitarem as normas da língua portuguesa.
6       O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar a desqualificação do trabalho inscrito e, consequentemente, do respectivo participante.

Critério de seleção de vencedores do concurso
Os trabalhos classificados passarão pela avaliação do júri popular e júri profissional.
Júri ProfissionalOs vencedores serão escolhidos por um júri composto de três membros de notório conhecimento no campo da fotografia indicados pela coordenação do evento.

Júri PopularNo dia 10 de novembro, no Cineteatro da UVV, durante a apresentação dos ensaios fotográficos classificados, a plateia poderá votar no trabalho de sua preferência. O resultado da somatória dos votos dos turnos da manhã e da noite determinará o vencedor do voto popular.
As escolhas de ambos serão irrecorríveis, soberanas e finais. Não sendo admitido recurso.

Entrega
O dvd/cd com o ensaio fotográfico deverá ser entregue  junto com o texto na coordenação do curso de Comunicação Social no prédio do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) da UVV.
Para evitar cortes indesejados, programe suas fotos para o tamanho 720 x 480.
Escolha as extensões MOVIE ou MPEG 2

Acervo:
Os dvd/cd’s encaminhados não serão devolvidos, pois farão parte do acervo do curso de Comunicação Social, sob o compromisso de jamais serem utilizados para exibições com fins comerciais. No entanto, por fazerem parte do acervo histórico do concurso, poderão ser utilizadas em peças institucionais de divulgação desse evento.

Divulgação:
Poderão ser utilizados para fins de divulgação nomes, sons de voz e imagens dos vencedores contemplados, assim como o uso dos ensaios fotográficos em formato de audiovisuais  sem quaisquer ônus para os promotores do evento.

Autorização de Uso de imagem e Áudio:
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelos autores das imagens, ficando sob sua responsabilidade a autoria e a apresentação de autorização de uso da imagem de pessoas que apareçam de forma isolada ou destacada. A devida autorização de uso do áudio, caso não seja de autoria do aluno, também deve ser apresentada no ato da inscrição.
A organização do evento não se responsabiliza por nenhum uso indevido de imagens e áudio que possam conter no trabalho entregue. A responsabilidade é exclusiva do(s) autor(es) inscrito(s).

Exibição: 10 de novembro, nos turnos matutino e noturno,  serão apresentados todos os ensaios fotográficos classificados.

Local: Cineteatro da UVV.

Entrega dos Certificados: somente no turno da noite, serão revelados os vencedores, entregues a premiação e os certificados a todos os participantes.

Links  de sites com licensa livre para utilização.
http://opsound.org/
http://ccmixter.org/tags
http://ikaro.net.br/2008/06/musica-gratis-para-video.html
http://www.soundclick.com/business/license_list.cfm