Lembram da exposição Moradias, das alunas Ingrid Gonçalves e Lohanna Mendes? Então, é com muita alegria que informamos que este belíssimo trabalho foi aceito no Expocom Sudeste (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação)!
Outro trabalho aceito, também, foi o Projeto Incolor: Diversidade em Retratos, do Hid Saib Neto.
Após dias de espera e de concorrer com estudantes das mais diversas instituições do Sudeste, o curso de Comunicação da UVV foi contemplado com 09 trabalhos aprovados.
Os alunos estarão embarcando em maio, para São Paulo, para mostrar a qualidade de suas criações.
Estaremos torcendo por eles! Parabéns a todos!
4º Concurso Universitário de Fotografia
A Canon e a FotografeMelhor estão unidas em busca de um objetivo: revelar novos talentos na fotografia brasileira. Por isso, criaram o primeiro grande concurso, de abrangência nacional, que tem como foco o público universitário.
Você poderá participar mesmo sendo estudante de qualquer curso que não tenha ligação direta com a fotografia.
Prêmios:
1° Lugar - Uma câmera Canon EOS 60D, kit com lente EF-S 18-55mm IS e uma assinatura de Fotografe Melhor (ou outra revista da Editora Europa) pelo período de 1 ano.
2° Lugar - Uma câmera Canon EOST3i, kit com lente EF-S 18-55mm IS II e uma assinatura de Fotografe Melhor(ou outra revista da Editora Europa) pelo período de 6 meses.
3º Lugar - Uma câmera CanonPowerShot SX30 IS e uma assinatura de Fotografe Melhor (ou outra revista daEditora Europa) pelo período de 6 meses.
Para participar basta gostar de fotografia. Mais informações clique aqui.
Comunique com Foto - Retrato P&B
Confiram abaixo a foto vencedora do concurso Retrato P&B.
Agradecemos a todos que participaram do concurso. Se você não foi classificado desta vez, não desista! Continue tentando.
O próximo tema é: “A Páscoa pela minha lente”. Enviem suas fotos através do e-mail: comunicacomfoto@gmail.com
A partir de agora o 1° lugar de cada tema receberá de presente um ensaio fotográfico, tendo direito de receber 10 fotos digitais tratadas.
Estamos esperando, não percam tempo!
Foto: Vitor Lisboa
23 motivos para se casar com uma fotógrafa
1. Ela não vai ficar pegando no seu pé pra fazer uma foto bacana dela. Quando precisa, ela mesma faz.
2. Não precisa ficar com ciúme se ela aparecer com fotos dela mesma nua, dizendo que não foi o ex namorado que fez, mas ela mesma: é verdade.
3. Fotógrafas tem os olhos voltados para o que é belo: são estetas natas. Então, mesmo que ela seja despojada e só use jeans e camiseta preta, será uma mulher atraente.
2. Não precisa ficar com ciúme se ela aparecer com fotos dela mesma nua, dizendo que não foi o ex namorado que fez, mas ela mesma: é verdade.
3. Fotógrafas tem os olhos voltados para o que é belo: são estetas natas. Então, mesmo que ela seja despojada e só use jeans e camiseta preta, será uma mulher atraente.
4. Isto quer dizer que você, também, deve ter algo de muito belo. Mesmo que seja o desenho das sobrancelhas, o 'incrível' tom castanho de seus cabelos. Ou (ai-meu-Deus!) estas sardas nos ombros que ela acha "tudo"!
5. Ir ao cinema vai ser uma experiência enriquecedora: ela vai falar do enquadramento, da luz, da combinação de cores do figurino com o cenário... não vai ser como aquela sua namorada que, depois de ver Tróia, ficou um mês repetindo (sobre o Brad Pitt): - Meu Zeus, o que que é Aquiles!
6. Ela não vai se importar de ir com você àquele restaurante muquifinho com toalhas de plástico, desde que (e só assim) a comida seja realmente ótima. Elas são muito exigentes, mas com o essencial.
7. Se ela for da turma do fotojornalismo, então, mais fácil: vai acampar, tomar chuva, dormir em colchão ruim, dividir pf... Ainda vai dar risada e lembrar de algum perrengue que passou a trabalho. Porque, trabalhando como fotojornalista, com certeza ela já passou por coisa bem piores.
8. Ela pode ganhar pouco, publicar pouco, ter poucos clientes, ser pouco reconhecida profissionalmente. Mas não vai ficar no seu ouvido se queixando que está no trabalho errado: ninguém vira fotógrafa por falta de opção, mas por gosto. Ela adora o que faz. (Já viu a bio de fotógrafa no Twitter? “Sou uma apaixonada pela fotografia” “ a fotografia é minha vida” “Sou uma fotógrafa feliz, realizada com o que faço”.. repara lá!)
9. Você não vai ter que esperar por horas enquanto ela se arruma para sair. (Geralmente) fotógrafas aprendem com a profissão a ter praticidade. Mesmo que ela faça o tipo “perua” (o que eu duvido muito), saberá fazer a maquiagem e colocar todos os adornos (se tiver) em, no máximo, 15 minutos. As unhas ela pinta no carro.
10. Se vocês forem viajar de carro, ela não vai encher o porta mala com um monte de sacolas carregadas de coisas inúteis. Tudo o que está na bagagem é útil e necessário, entendeu?
11. E você também não vai ter que carregar todas as tralhas pesadas que ela insiste em levar para um básico final de semana no Guarujá. Ela vai dizer: “pode deixar, o MEU equipamento EU levo”.
12. Ela não vai reparar que você tá olhando para aquela gata que passou. Na verdade, se a mulher for mesmo bonita, ela vai olhar antes de você. Ela é uma esteta, esqueceu?
13. Não precisa ter ciúmes se você a flagrar olhando aquele cara maravilhoso que sentou na mesa ao lado. Ela é uma esteta, esqueceu de novo?!
14. O expediente já acabou faz tempo mas ela vai direto para o computador mexer num tal de LightRoom? Ela vai ficar lá tempo suficiente para se assistir a todas as reprises do Brasileirão. Então, aproveite, não há mulher que tolere reprise de futebol (nem as que gostam de futebol).
15. E por falar em futebol, também vai sobrar tempo para jogar com os amigos: ela pode ter um casamento, um ensaio ou uma pauta em pleno feriado nacional. E, saiba, nem vai reclamar.
16. Se ela varar a noite na frente do computador e não for com LR nem Photoshop, fique tranquilo: também não vai ser com uma traição virtual. Vai ser o Flickr, o Twitter, o próprio blog.. É trabalho, ainda!
17. Ela tem um encontro com colegas de profissão e você não pode ir. Ficou enciumado? Relaxe, onde há mais que 3 fotógrafos, não há possibilidade de paquera porque só há um assunto. E você sabe qual. Aproveite: se não estiver passando mais nenhuma reprise de futebol, vá jogar playstation. Mulheres também não toleram "homens adultos" jogando videogame!
18. Ao contrário de muitas mulheres, a fotógrafa provavelmente vai gostar de assistir com você à sua coleção de filmes pornôs. Afinal, elas gostam de tudo o que se refere à imagem. O problema é que, quando você estiver bem empolgado, ela pode dizer: “mas por que será que eles usam esta luz tão dura, tão branca? Ficaria bem melhor se fosse uma luzinha lateral, meio difusa, um pouco mais quente, você não acha, amor?”. Fique calmo e mantenha o clima.
19. Se vocês resolverem fazer um casamento como manda o figurino, você não vai ter que se preocupar com o álbum. Deixe que ela decida tudo. Pode ser que ela chame seus melhores amigos e faça um álbum colaborativo, tipo “coletivo fotográfico”. E de graça! Diga apenas: “acho ótimo, querida”. E não reclame, em hipótese alguma, do preço: corre o risco de ouvir um discurso de classe digno de Fidel Castro (sugiro economizar no aluguel da sua roupa ou nas garrafas de uísque).
20. Se vocês tiverem filhos, pode passar as festinhas de aniversário deles tomando cerveja lá no fundo com os outros adultos. Sabe aquela cena tradicional, do papai com a câmera na mão e a mamãe atrás do bolo com a criança no colo, gritando entre os dentes para não desmanchar o sorriso : “tá pegando o painel? Tá pegando ‘todo’ o painel?” Você está dispensado!
21. E também não vai ouvir broncas porque, na festinha de fim de ano, você enquadrou todas as crianças, menos seu filhote. Ou porque no registro do natal você ‘cortou’ a cabeça da tia preferida dela. Fotógrafas compreendem estas limitações dos outros seres humanos. Quando querem fotos boas, elas mesmas fazem.
22. Você é fotógrafo também? Melhor ainda! Enfim arrumou uma companhia feminina (já tava pegando mal você sempre com aquele seu amigo, também fotógrafo, né?) para aquelas vernissagens semanais. Ela nem vai ficar reclamando da batatinha no palito escorrendo molho. Também vai ter alguém para olhar todas as suas fotos sem se cansar, dando palpites interessantes. E se você fotografa mulheres nuas, ela pode até sugerir alguns ‘ajustes’, mas você está livre de comentários despeitados do tipo “nossa, mas que peitinho caído que ela tem, né?”
23. Se o casamento durar até a velhice, ela não vai ficar ao seu lado reclamando que quer ver a novela do SBT enquanto você prefere ver o Datena. Pode ficar sossegado que o controle remoto é só seu: provavelmente ela ainda estará indo a eventos, congressos e palestras de fotografia. Hum... pensando bem, se o seu futuro é ficar num sofá vendo TV, saiba: muito antes disto, esta mulher já te deixou.
Referência: umamulherdevestido.blogspot.com
10 Passos para irritar um fotógrafo
1. Falso Convite: Chame-o para participar de sua festa e peça que ele leve a câmera e faça fotos da galera. Não deixe que ele se divirta! Se possível, faça uma fila de convidados para que cada um tenha uma foto com você.
2. Reprove: Quando ele for fotografar, peça-o para ver o resultado e reprove! Diga “O ângulo está terrível!”, “Meu rosto ficou gordo!”. Faça isso muitas vezes; no final das contas, você terá ocupado boa parte da memória da câmera e garantido um book.
3. Elogie a câmera: Quando vir uma foto perfeita, jamais diga: “Nossa, como você tem talento!”. Procure elogiar a máquina, a lente, o flash. Coloque a tecnologia acima da capacidade criativa do fotógrafo.
4. Dê sua colaboração: Quando seu amigo trocar a câmera, peça a ele que seja cobaia para alguns testes. É uma maneira quase infalível de garantir fotos maravilhosas sem gastar nada.
5. Cobre suas fotos: Caso ele fotografe uma festa em que você esteja, peça-o que anote seu e-mail e mande as imagens em que você apareceu para o endereço eletrônico. E uma dica: Se você checar sua caixa de entrada no dia seguinte e as fotos não estiverem lá, ligue e diga: “Nossa, achei que você fosse mais eficiente no seu trabalho!”. Ah, e se ele mandar a logomarca nas fotos trate de arrancá-la de lá!
6. Invente uma composição: Se você sonha em ter uma foto tecnicamente impossível ao alcance do fotógrafo, diga: “”o (nome de um fotógrafo famoso) conseguiu tirar uma foto assim. Você não é capaz de fazer isso, não?”.
7. Desvalorize: Quando pedir um orçamento, diga que está caro demais e que o seu sobrinho tem uma máquina digital e faria o mesmo serviço gratuitamente.
8. Seja bico: Quando for acompanhar seu amigo em um trabalho, entre de bico nas fotos. Não interessa se for um casal de namorados ou uma turma de escola, apareça fazendo poses em todas!
9. Pegue na câmera: Peça a ele que deixe você fazer um auto-retrato. Mas não se esqueça de engordurar bastante a mão com uma coxa de frango antes de tocar na máquina. 2 dicas: Encoste o dedão na lente e não use a alça de segurança da câmera.
10. Seja brega: Quando estiver fazendo um book profissional, insista naquelas poses ridículas que toda menininha já fez. Faça bicos, coloque as mãos nos joelhos e arrebite o bumbum. E jamais aceite sugestões do fotógrafo para maquiagens ou roupas. E diga: “O book é meu e quem está pagando sou eu!”.
Referência: www.cabecadagua.com.br/
Klaus Mitteldorf no cineteatro da UVV
Nos próximos dias 11 e 12/04, acontecerá um evento organizado pelos cursos de Artes Cênicas, Fotografia e Moda, no Cineteatro da UVV, que será aberto aos alunos da Instituição e todas as pessoas interessadas.
Entre os convidados, o evento receberá Klaus Mitteldorf, consagrado em pouco tempo como um dos mais ousados e criativos fotógrafos brasileiros no setor de moda e charme, assim como para a fotografia publicitária, angariando amplo reconhecimento internacional para seu trabalho, expresso na obtenção de três Prêmios Nikon (em 1980, 1982 e 1986), e na participação em importantes eventos, como a Photokina de 1988, em Colônia (Alemanha).
Confira a programação:
Dia 11/04 às 19h15 - Mesa Redonda com fotógrafos e produtores de Moda do Estado.
Dia 12/04 às 19h15 - Palestra com o fotógrafo de Moda KLAUS MITTELDORF
A entrada é franca.
Não perca!
Exposição Moradia
Problemas habitacionais: será que o Governo está disposto a resolvê-los?
Todo cidadão tem direito à moradia digna segundo a Constituição brasileira e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Porém sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam.
Foi pensando nisso, que as alunas do sexto período do curso de jornalismo do Centro Universitário de Vila Velha – UVV, Ingrid Gonçalves e Lohanna Mendes, realizaram um ensaio fotográfico, intitulado Moradia. O resultado deste trabalho poderá ser conferido pela sociedade capixaba nesta sexta-feira, 1º de abril, a partir das 15 horas, na frente da Assembléia Legislativa do Estado.
O trabalho reúne 19 fotos em preto e branco, com alguns pontos coloridos. Segundo as autoras, o preto e branco tem o intuito de mostrar a falta de estrutura dos lugares fotografados e o pouco de cor, vem destacar a vida que há nesses lugares. “É possível observar que nesses lugares existem pessoas que merecem respeito e necessitam de uma condição mais digna para viver”, afirma Lohanna Mendes, uma das expositoras.
O objetivo do ensaio é fazer com que a sociedade fique sempre atenta com os descasos do poder público. Oferecer uma moradia adequada não significa somente levantar paredes, é muito mais do que isso. É preciso oferecer qualidade de vida, como por exemplo, água encanada, tratamento de esgoto, coleta de lixo, lazer, entre outros. Isso melhora a autoestima e leva dignidade às pessoas.
Será que o Governo está colocando a mão na massa e tirando as promessas do papel?
“Esse trabalho começou a ser desenvolvido em setembro de 2010, justamente no período das eleições e no tempo que mais escutamos promessas que não são cumpridas, por isso resolvemos expor essas fotos no dia conhecido como o dia da mentira”, declara Ingrid Gonçalves, expositora.
De acordo com o IBGE, 43% das moradias brasileiras são inadequadas. A situação não é diferente no Espírito Santo. O direito à moradia está previsto na Constituição brasileira e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, sabemos que o problema ainda acomete muitos estados do nosso País. A quantidade de pessoas que sobrevivem nas ruas das grandes cidades, em locais sem condições sanitárias e em áreas de risco é grande.
Não percam esta oportunidade!
Assinar:
Postagens (Atom)